Olá pessoal!!
Estamos começando um quadro novo, onde vamos convidar pessoas que entendem do que estão falando para contar um pouco de sua experiência para nós! Dicas, novidades, sempre destacando o bom conhecimento que nosso convidado tem para nos oferecer! Espero que gostem!
Nosso convidado de hoje é: Engº César Pacca Bueno, 29 anos de formado em Engenharia Elétrica, trabalhou em varias multinacionais. O tema que ele escolheu foi:
ELETRICIDADE SEM SEGREDOS
Normalmente as pessoas encaram a eletricidade como algo difícil e complicado, mas na verdade não tem segredos e os mitos e verdades podem ser esclarecidos facilmente.
I)110 v ou 220 v ?
II)Como economizar energia?
III)Equipamentos obsoletos consomem + energia?
Respostas para suas dúvidas:
I)Conforme padrão das Empresas Elétricas o mais usual em pequenas residências até 100 m² usa-se 110 v com a maior carga do chuveiro.
O 220 volts já é mais utilizado em residências acima de 100 m² com mais de 2 banheiros, piscina e outros acessórios como ar condicionado + fornos elétrico e etc....
O custo de implantação do 220 v é maior e inclui caixa de medição e distribuição, quadro de disjuntores, fiação, porém traz maior confiabilidade e segurança.
II)Primeiro: temos que classificar as maiores e + potentes cargas.
Ex: chuveiro, microondas, motores, ar condicionado.
Segundo: diminuir o tempo de utilização prevendo a melhor forma para economizar.
Ex: Ligar o chuveiro somente na hora que entrar no box, tem pessoas que ligam o chuveiro para esquentar o banheiro, vai fazer a barba para depois tomar o banho.
Terceiro: Trocar lâmpadas incandescentes para lâmpadas econômicas.
Quarto: Comprar eletrodomésticos com classificação econômica (Tipo A)
Quinto: Evitar maus contatos principalmente em chuveiros e sobrecarga nas tomadas.
III)Sim, antigamente os equipamentos não se projetava para se conservar energia. A tecnologia hoje favorece a economia de energia.
Tire suas duvidas, mande perguntas para:
e-mail: cesarpacca@gmail.com